Violinos,
Violas e Cellos são instrumentos da Família de Cordas da linhagem das Cordas
Friccionadas. Nosso Primo Violão é da linhagem das Cordas Tangidas ou
Dedilhadas, só para efeito de comparação.
Nossos
instrumentos são produzidos seguindo um padrão de indústria, cujas medidas, formato
e outras características técnicas foram aperfeiçoadas ao longo do tempo, até
alcançar um conjunto de formatos relativamente padronizados, utilizados como
referência tanto pela Indústria de Automação quanto pela Indústria Manufaturada
(as Luterias, ou Luthiers). No caso de Instrumentos com medidas especiais, as
Luterias se encarregam de trabalhar nesses ajustes, tanto durante a fabricação,
quanto depois do Instrumento acabado.
Não existe um
padrão rígido estabelecido por algum tipo de Instituição nacional (ABNT) ou
qualquer outra Instituição Internacional, o que permite que as Luterias
Industrializadas ou Artesanais definam alguns ajustes em seus Instrumentos, de
forma a buscar algum diferencial sobre seus concorrentes. Nós, músicos, temos
muito a ganhar com isso, pois temos uma indústria em constante mutação e
aperfeiçoamento, proporcionado pela concorrência entre os Fabricantes!
Então falemos dos
Tamanhos atualmente disponíveis no Mercado. A tabela a seguir mostra o Tamanho
Disponível de cada Instrumento (que serão encontrados nas lojas de música) e a
Extensão Completa (da base do Instrumento até o topo da Voluta):
Instrumento
|
Tamanho disponível
|
Extensão Completa
|
Violino
Tamanho: Fração de referência
|
4/4
|
59cm a 61cm
|
7/8
|
56cm a 58cm
|
|
3/4
|
53cm a 55cm
|
|
1/2
|
50cm a 52cm
|
|
1/4
|
47cm a 49cm
|
|
1/8
|
44cm a 46cm
|
|
1/16
|
35cm a 40cm
|
|
Viola
Tamanho: Polegadas
|
16,5’’
|
69cm a 71cm
|
16’’
|
66cm a 68cm
|
|
15,5’’
|
63cm a 65cm
|
|
15’’
|
59cm a 62cm
|
|
14’’
|
56cm a 58cm
|
|
13’’
|
53cm a 55cm
|
|
Cello
Tamanho: Fração de refereência
|
4/4
|
118cm a 120cm
|
7/8
|
114cm a 117cm
|
|
3/4
|
111cm a 112cm
|
|
1/2
|
104cm a 107cm
|
|
1/4
|
96cm a 98cm
|
|
1/8
|
83cm a 85cm
|
|
1/10
|
73cm a 75cm
|
Como pode ser
observado na tabela, as Extensões são apresentados como faixas, uma vez que
cada Fabricante pode ajustar esse tamanho de acordo com as características de
seus Instrumentos.
E como essas
Extensões devem ser utilizadas? A tabela abaixo explica como medir cada um dos
instrumentos para saber qual a medida mais adequada para você, como segue:
Instrumento
|
Como medir
|
||||||||||||||||
Violino
|
|||||||||||||||||
Viola
|
|||||||||||||||||
Cello
|
No caso do Cello, algumas medidas são relevantes, mas podem
se tornar muito complexas. Como ponto de partida, apresentamos as seguintes
medidas de referência, depois de várias pesquisas, em sites especializados e
com alguns professores. Essas medidas de referência são:
Outra forma possível também é fazer o seguinte:
Sente-se de forma que sua perna fique em um ângulo de 90º. Ajuste a altura do
Cello de forma que seu joelho esquerdo toque a parte debaixo da primeira curva
do Cello. A parte superior do corpo do Cello deve-se encaixar no peito na parte
debaixo do esterno (osso da respiração), e a cravelha da corda Dó ficar próxima
a orelha esquerda, conforme imagem.
|
Os tamanhos e
indicações acima são referências de tamanho, mas a pessoalidade na escolha deve
existir, desde que não gere prejuízo técnico no aprendizado e execução. Maior
ou menor o instrumento, isso deve sempre ser uma escolha pessoal.
Eventualmente, por mais que você tenha extensão de braço, pode ter os dedos
curtos, ou o braço mais longo um pouco, ou o dorso mais curto ou mais longo,
enfim! Use a tabela apenas para iniciar uma ajuda, não como um Manual, ok!?
Explorando
ainda os padrões que definem nossos Instrumentos, destacamos a Categoria do
Instrumento. Importante ressaltar que essas Categorias são definidas por uma
questão comercial, e são, quase em geral, ajustadas. As 4 categorias que
podemos destacar são: Estudantis ou Iniciante, Intermediário, Avançado e
Profissional.
Essas
características são determinadas seguindo alguns parâmetros durante a
fabricação, e até mesmo no ciclo de venda, pelo menos até os instrumentos
considerados “Avançado”. No caso da categoria “Profissional”, o critério é
distinto e conta com 2 elementos muito específicos, que iremos abordar um pouco
mais a frente.
Vamos avaliar
então, em síntese, cada uma das 4 categorias para entender essa classificação.
De novo, não existe uma regra absoluta, tampouco totalmente padronizada, sobre
essa avaliação. Esse artigo se baseou em visita a lojas e na conversa com
alguns Luthiers para estabelecer os critérios que descrevemos a seguir, que
são:
Estudantis: Em
geral, são instrumentos fabricados na Indústria de Automação, com componentes de
material mais simples e menos resistentes, para que, naturalmente, tenham um
custo menor e preço mais acessível. Em geral, não apresenta nenhum ajuste no
sentido de aprimoramento do Som, como ajuste do Cavalete, Posicionamento do
Estandarte, Posicionamento da Alma, entre outros itens, o que não impede,
absolutamente, que venham a ser ajustados ao longo de sua utilização pelo
músico.
Intermediário: Começam a apresentar desde alguns componentes mais resistentes e aprimorados, até alguns ajustes relevantes, podendo trazer consigo um Cavalete de melhor material, um melhor posicionamento da Alma e mesmo maior rigor no tratamento da madeira e na construção do Instrumento. Da mesma forma que o Instrumento Estudantil, não há nenhum impedimento em realizar ajustes nesses Instrumentos ao longo de sua utilização.
Avançado: Na
vasta maioria, é um Instrumento cuja construção segue rigorosos padrões de
qualidade, e cujos componentes também são de excelente qualidade e
durabilidade, desde componentes estruturais (Alma, Barra Harmônica e Voluta,
por exemplo) até aqueles que são incorporados externamente (Cavalete, Espelho,
Estandarte, entre outros), muito bem ajustados desde sua fabricação por
Luthiers experientes.
Profissionais: Instrumentos
profissionais são feitos tipicamente com madeira envelhecida de árvores de
abeto, maple ou pau-rosa. O fabricante seleciona um tipo específico de madeira por
suas qualidades sonoras (embora existam alguns fabricantes que não acreditem
tipicamente nesse critério). O Espelho e Cravelhas são normalmente feitos de
ébano, bem como os acabamentos são rigorosamente aplicados à mão, com o
Cavalete já ajustado cuidadosamente no lugar antes de sair da oficina, e até
mesmo, em geral, o encordoamento que segue com o Instrumento é tipicamente de
altíssima qualidade, afim de garantir todos os elementos que influenciam na
qualidade final de som desse Instrumento.
Cabe citar que,
no caso de Instrumentos Profissionais, existe um comércio alternativo de
Instrumentos cujo tempo encarregou-se de profissionaliza-lo. Os instrumentos de madeira, como é o nosso
caso, são muito sensíveis ao tempo (de forma positiva e negativa,
naturalmente), e se forem bem preservados e bem ajustado, podem atravessar
gerações e apresentarem uma transformação muito interessante do Som! Por que
isso ocorre?! Bom, isso é tema para outro artigo num futuro próximo!
Esse artigo
participa da Série “Escolha do Instrumento”. Abordaremos nos próximos assuntos
que trarão cada vez mais luz a esse tema. Esperamos que no futuro, com todos
dessa Série publicados, possamos ter contribuído para sua escolha. Mas
aproveite as informações já disponibilizadas para começar a formatar melhor sua
decisão sobre seu primeiro (ou próximo) Instrumento.
Mas o mais
importante: Pequeno ou grande, Estudantil ou Profissional, seu Instrumento
merece cuidado, atenção, carinho e uso! Caro ou Barato, trate-o como um de seus
melhores amigos, vocês passarão bons tempos juntos, faça-o parte de sua vida.
Esperamos você
no nosso próximo artigo, acompanhe-nos nas nossas mídias, compartilhe e comente
à vontade! Até o próximo!
Contribuições especiais: Juniezer Paiva, João Medanha e Clésio Santana!
Contribuições especiais: Juniezer Paiva, João Medanha e Clésio Santana!
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