Continuando
nossa Série sobre os Acessórios de Violinos, Violas e Cellos, trataremos aqui
sobre esse pequeno e relevantíssimo acessório, o Cavalete!
O Cavalete
compõe no instrumento a parte de acessórios responsável pela Produção de Som!
Sim, sem o cavalete, o nosso Instrumento não seria capaz de produzir o efeito
sonoro, que resulta da vibração das Cordas. A estrutura de Som percorre,
basicamente, o seguinte caminho:
- As Cordas são
tangidas pelo Arco com Breu, vibrando horizontalmente;
- A vibração é
distribuída pelo corpo do Cavalete, que transfere essas vibrações para o Tampo
do Instrumento (a tampa superior);
- As vibrações
são distribuídas verticalmente pelo Corpo do Instrumento em razão da Barra
Harmônica, instalada do lado esquerdo do Instrumento (olhando o instrumento de
frente, braço para cima), local onde o pé esquerdo do Cavalete deve estar
fixadol
- Da mesma
maneira, as vibrações são distribuídas para toda caixa acústica, como resultado
da vibração da Alma, que fica pouco atrás do pé direito do Cavalete.
- O resultado
das vibrações é transferido então de volta para o Tampo, já totalmente
filtrado, que por fim, ecoa o Som Produzido externamente.
O Cavalete é,
geralmente, produzido da madeira Maple, cujas características são muito
adequadas para sua composição, visto que a madeira do Cavalete deve atender, ao
mesmo tempo, duas condições básicas: Ser resistente o suficiente para suportar
a pressão das cordas, e leve o suficiente para poder transmitir as vibrações.
Sempre que um
Cavalete é adquirido, seja separadamente, ou já como parte de um Instrumento
(principalmente Instrumentos Industrializados), ele deve ser ajustado. Não é
propósito desse Post tratar sobre os ajustes, mas apresentaremos apenas os
essenciais, que devem ser realizados por um Luthier:
- Altura: Esse sem dúvida é um dos
ajustes mais necessários, tornando-se dos mais comuns. A altura impacta em
diversos aspectos, como qualidade do som, tempo de vida das cordas, pressão das
cordas sobre o tampo, tocabilidade do músico.
- Posicionamento: O Posicionamento é a
localização ideal do Cavalete, que envolve alguns parâmetros físicos do
Instrumento, levando em consideração inclusive sua fabricação, pois o
posicionamento da Barra Harmônica tem total influência no resultado sonoro,
assim como os “rasguinhos” dos Furos em
“F”;
- Base: Os pés do Cavalete devem tocar
integralmente o tampo, sem brechas ou espaços, para ter comunicação integral
entre o Tampo do Instrumento e o Cavalete, sem perda de vibração;
- Espessura: A Espessura do Cavalete
também precisa ser levemente ajustada, com base principalmente na Altura final
do Cavalete, mantendo proporcionalidade.
Essas medidas
requerem uma análise, caso a caso, e embora tenham algumas medidas padronizadas,
é necessário que o Instrumento tenha sido fabricado também respeitando algumas
medidas, o que não é o caso de 100% dos Instrumentos, principalmente em relação
ao posicionamento e envergadura do Braço, que influencia bastante no
posicionamento e ajuste do Cavalete.
Cada Fabricante
possui sua própria caracterização de qualidade, mas independente disso, todo
Cavalete deve ter um período mínimo de secagem, afim de poder vibrar
adequadamente. Portanto, um elemento que devemos buscar nos cavaletes é o Tempo de Secagem, afim de obter um
cavalete com boa qualidade sonora.
Quanto mais
tempo de secagem tiver a madeira do Cavalete, melhor será o cavalete. Além
desse atributo, outro aspecto muito relevante é a Idade da Árvore. Os melhores cavaletes serão de
árvores com mais de 200 anos, com tempo de secagem igual ou superior a 3 anos.
Além disso, é
importante observar que, no caso do Violino, os cavaletes podem sofrer muito
desgaste na Corda Mi, por conta de sua espessura muito fina. Portanto, busque
Cavaletes que possuam, na posição da Corda Mi, um pedaço de Ébano encravado, ou
de alguma madeira mais dura (geralmente de coloração mais escura). É possível
também utilizar um pequeno fitilho de silicone (Bridge Protector), que é colado na posição da
Corda Mi, diminuindo a possibilidade de a Corda Mi cortar e penetrar no
Cavalete, prejudicando a movimentação e vibração da Corda.
Então, na sua
próxima compra de Cavalete, valerá a pena perguntar, minimamente, sobre esses 2
atributos. Mas mesmo que seu orçamento não permita chegar aos melhores cavaletes,
lembre-se: Leve para um Luthier fazer a regulagem. Um cavalete bem regulado
pode fazer grande diferença, seguramente maior do que um bom cavalete mal
regulado.
E você?! O que
costuma observar nos seus Cavaletes na hora de comprar?! Quais marcas e modelos
você já utilizou? Comente e compartilhe!
Acompanhe o Blog.
Em breve, trataremos sobre Espaleiras! Não perca!!
1 Comentários
Excelente blog!!! Gostaria de comparativos entre cordas, cavaletes, arcos, etc... Não dizendo qual o melhor (pq isso não existe) mas dando as características principais e pontos fortes.
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