Sou Canhoto! Posso tocar Violino, Viola ou Cello?


Então, o Blog possui um propósito bastante específico, e procuramos não tratar de temas mais ligados ao músico, e sim, mais do Instrumento. Mas, recentemente, surgiu uma dúvida sobre o Instrumento, tal como: Existe violino pra Canhoto? E daí, resolvemos publicar esse tema, para ajudar nesse entendimento.

Sim, existe Violino pra Canhoto. Infelizmente. E por quê? Vamos entender aqui.

Não deveria existir Violino pra canhoto, na mesma proporção que não existe Piano pra Canhoto, Clarinete pra Canhoto ou Trompete pra Canhoto. Na execução musical, não existe lateralidade funcional, independente do Instrumento

Na prática instrumental, as duas partes do corpo são proporcionalmente operadas, e na prática, esse é um dos grandes benefícios de se aprender um instrumento, que é aumentar as capacidades motoras, uma vez que, cientificamente, está comprovado que a música usa diversas regiões do corpo, e portanto, ativa diversas partes do cérebro.

Indo especificamente ao Violino (ou Viola, ou Cello, enfim), é um engano perigoso achar que a Mão Esquerda possui qualquer vantagem ou maior relevância em detrimento da Mão direita. Ambas são, rigorosamente, relevantes.

Durante todo estudo do violino, o trabalho deve ser igualmente distribuído. A execução do arco deve ter tanto apreço quanto a execução da mão esquerda. Embora possuam práticas distintas, quanto a suas técnicas, em ambas reside o mesmo grau de complexidade.

De absolutamente nada adiantará um arco com toda técnica, com absoluta destreza, se a mão esquerda não estiver apta a um dedilhado bem estruturado e firme, com boa técnica para atuar nas mudanças de posição, no vibrato, e até mesmo em técnicas mais complexas. O Contrário é proporcional.

Um músico de cordas que tenha absoluta destreza na execução da mão esquerda, mas que não domine o detaché, o legato, ou uma técnica básica de saída ou chegada de arcada, ou domínio mínimo das regiões do arco, para saber trabalhar sua expressão, terá igualmente uma má execução

Portanto, em apertada síntese, não existe destro ou canhoto na música. A música, por si só, deve sempre representar equilíbrio.

Obrigado por acompanhar nosso Blog! Contamos com seu compartilhamento também! Não esqueça de Seguir o Blog, e nossos canais. Em breve, falaremos sobre a Espaleira!

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Discordo totalmente dessa teoria, se não tivesse uma lateralidade porque foram feitos da forma que são??(arcada na direita e escala ascendente da esquerda pra direita no piano) é óbvio que foram instrumentos feitos por destros e o pior numa época que os canhotos eram considerados demoníacos e eram jogados na fogueira, preconceito que durou até alguns anos atrás em que professores obrigavam canhotos a escrever com a mão direita, não é uma "frescura" é uma questão biologica, canhotos são diferentes, pensam de forma diferente, o cérebro trabalha de forma diferente e INFELIZMENTE essa ignorância e pensamento medieval se perpétua no meio musical, só pra constar sou violinista canhoto a 17 anos, toco com violino sem inverter as cordas( não se inverte as cordas de violino pela sua construção) toco com a escala "de ponta cabeça" toco numa orquestra renomada e sou professor de violino e meus alunos destros entendem perfeitamente, e pra completar também toco sax alto e clarinete, esses instrumentos diferente de cordas os dedos cumprem apenas a função de apertar chaves......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Como canhoto, entendo perfeitamente

      Excluir
    2. Concordo plenamente. Minha filha, canhota, não conseguiu chegar a uma boa execução no Cello. Questão, SIM, de lateralidade e da intolerância e idiotice dos professores e regentes! Odiável frustrar um potencial instrumentista com essa burrice musical!

      Excluir
    3. Nada a ver. Violino, viola e cello são instrumentos que necessitam de técnicas em ambas as mãos. É indiferente. Se fosse assim todos os destros seriam ruins de dedilhados nesses instrumentos.

      Excluir
    4. O violão, baixo, guitarra também precisam de destreza em ambas as mãos e tem instrumentos para canhotos e destros .

      Excluir
    5. Concordo com o professor JJ. O texto, além de demonstrar ignorância é preconceituoso. Sou destro, tenho uma leve limitação (rotação) de movimento na mão esquerda e sou baterista. Estou buscando informações sobre violoncelo. O texto não agregou, mas os comentários, sim.

      Excluir
    6. Aiii foi muito real e lindo isso que você escreveu, eu sofro esse preconceito .. a maior dificuldade dos canhotos não é aprender o instrumento e sim a intolerância/preconceito da comunidade destra. Falou tudo!!!! Obrigada!!!!

      Excluir
  2. Eu não acredito que eu li esse texto nefasto!!!!! é revoltante que ainda na música clássica ainda tem essas palhaças de o instrumento ser mais importante que o músico, mas se Deus as próximas gerações vão questionar isso e isso algum dia vai acabar e nunca mais teremos que ler ter textos como esse.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi o "infelizmente". Alterar a ordem das cordas para canhotos se sentirem mais confortáveis ao segurar o instrumento, assim como o destro se sente ao pegar o instrumento naturalmente da forma que pega, e não há alteração na sonoridade faz parecer pura frescura o "infelizmente". Sim, todo instrumento exige habilidades desenvolvidas em ambas as mãos, mas elas exercem funções diferentes, desenvolvem "habilidades" diferentes. Inverter a ordem das cordas é irrelevante, cada um toca como se sente mais confortável e pronto, sem necessidade desse tipo de opinão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, me senti muito rebaixada com o "infelizmente" em caixa alta ainda... Tristeza

      Excluir