Antes de mais
nada, o que é Breu? Breu, o acessório onipresente para Violinistas, Violistas,
Cellistas e Contrabaixistas, para muitos, ainda é um desconhecido. Poucos sabem
como é feito, como funciona e quais tipos são melhores para seus instrumentos.
Parar em frente ao balcão de loja de acessórios e tentar escolher o Breu ideal
é quase sempre um dilema: Claro ou Escuro? O que significa "Copper" na caixa do Breu?? Vamos descobrir juntos, a partir de agora.
Para ajudar a
decifrar o mistério, aqui estão algumas informações valiosas sobre esse pequeno
e valioso acessório, muitas vezes escondido no compartimento de acessórios do
seu instrumento.
O Breu é uma
resina, originalmente denominado “colofão” ou “colofonia” (em inglês,
Colophonium), coletada de um dos 110 tipos diferentes de pinheiros em toda a
Europa, Ásia, América do Norte e Nova Zelândia. O nome “colofonia” remonta à
antiga cidade de Colophon, na Lídia, que produziu um alto grau de resina originalmente
usado para criar fumaça para procedimentos médicos e mágicos.
A resina é
extraída diretamente de árvores vivas em um processo de extração - da mesma
maneira que o xarope de bordo é coletado (o processo não prejudica a árvore).
Primeiro, uma pequena área da casca externa da árvore é removida. Em seguida, a
árvore é equipada com um canal de gotejamento e um contêiner de coleta.
Finalmente, a árvore é cortada com sulcos em forma de V, com cerca de 1 cm de
largura, logo acima do canal de gotejamento. Essas marcas induzem o fluxo de
resina para dentro do contêiner (os cortes devem ser renovados a cada cinco
dias ou mais para garantir o fluxo contínuo da resina da árvore).
Depois que a
resina é coletada, às vezes ela é misturada a sucos de outras árvores (geralmente
de Lariços ou Abetos) para criar uma fórmula especializada (os criadores de Breu
são tão reservados quanto suas receitas individuais, como os Luthiers com seus vernizes).
Esta fórmula é então purificada por aquecimento em grandes cubas até as resinas
estarem completamente fundidas. Depois de cozida, a mistura é despejada em
moldes. Depois que a mistura fica por cerca de 30 minutos, a resina é suavizada
e polida. A resina é acondicionada em um pedaço de pano ou encaixada em um recipiente
de vedação apertada.
A Cor da Resina é ditada pela época do
ano em que é coletada. Se a resina for obtida no final do inverno ou no início
da primavera, ela será Dourada ou de cor Âmbar, de consistência bastante rígida.
À medida que as estações mudam para o verão e o outono, a cor da resina
escurece, apresentando uma consistência mais amolecida. Sendo assim, temos 2
cores comuns, que são:
Escura: é mais macia e costuma ser
pegajosa, ideal para climas mais frios. Por ser mais pegajosa, é bastante ideal
para Cellos e Contrabaixos, pois a espessura da Corda, por ser mais Grossa,
exige maior aderência. Claro, pode ser usada com Violinos e Violas, mas exigirá maior controle por parte do Violinista ou Violista, e produzirá um volume maior de pó.
Clara: é mais dura e não tão pegajosa,
ideal para climas quentes. Por não ser tão pegajosa, é a mais ideal também para
Violinos e Violas, principalmente para Espessuras de Corda Fina ou Média. Pode também ser utilizada por Cellistas e Contrabaixistas, para obterem um som mais aveludado ou mais brando, com menos Brilho.
Como aditivo, existem também
receitas que acrescentam metais como ouro (Gold), prata (Silver), chumbo-prata (lead-silver) ou
cobre (copper) na formulação do Breu. Estes materiais, segundo os
fabricantes, aumentam a fricção estática da resina, criando diferentes
qualidades tonais. Suas características são as que seguem:
Ouro (Gold): A resina de ouro produz um
tom quente e claro, e é apropriada para todos os instrumentos. A adição de ouro
à mistura de resina pode suavizar um instrumento de som mais escuro ou grave. Normalmente,
os Solistas geralmente utilizam esse tipo de Breu, pela produção de um tom mais
claro e definido.
Prata (Silver): A resina de Prata cria
um tom brilhante e concentrado, e é especialmente boa para o desempenho em
posições mais altas, principalmente em Instrumentos com som mais escuro ou de
Brilho moderado. É mais adequado para o Violino ou Viola.
Chumbo-prata (lead-silver): A resina de
chumbo-prata é bem adequada tanto para o violino quanto para a viola e é uma
resina macia, mas não pegajosa. Aumenta o calor e a clareza, produzindo um tom agradável
e muito confortável. É bastante indicado para instrumentos com som mais
brilhante, ou para o uso com Cordas de Tensão mais elevada.
Cobre (copper): O cobre é o mais
definido de todos os aditivos de resina. Essas resinas podem ajudar a tornar o
jogo mais fácil para um iniciante (e dizem que são as melhores para
instrumentos de tamanho 1/2 e 3/4, pois naturalmente produzem menos ressonância).
O cobre cria um tom muito quente e quase aveludado.
Não importa
qual Breu você escolha, use-o com moderação. Muitas pessoas usam muito Breu, prejudicando
a sua crina e aumentando demais a porosidade do seu som, deixando-o com um “chiado”.
Você não precisa aplicar a resina toda vez que toca, e caso esteja precisando passar
com muita frequência, significa que seu arco provavelmente está precisando de
uma renovação de Crinas.
Não deixe
acumular Breu no seu instrumento, no seu arco e tampouco nas Cordas. Isso
prejudica o Verniz, cria uma aparência desleixada, prejudica a vibração natural
da corda, ou seja, não apoia em nenhum aspecto. Mantenha sempre um pano macio
no estojo do instrumento e limpe bem as cordas, o instrumento e o bastão do
arco, depois de cada vez que você tocar.
Acompanhe o
Blog. Em breve, trataremos sobre os Tipos de Arco, falando sobre os Arcos de
Fibra de Carbono, Madeira e outros materiais que já estão sendo lançados! Não
perca!!
2 Comentários
Olá! Artigo muito interessante, obrigado por compartilhar esse conhecimento conosco! Cobre em inglês está escrito incorretamente. É copper, com dois P.
ResponderExcluirAjustado o inicio do Texto!!
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