Tipos e Características dos Breus


Antes de mais nada, o que é Breu? Breu, o acessório onipresente para Violinistas, Violistas, Cellistas e Contrabaixistas, para muitos, ainda é um desconhecido. Poucos sabem como é feito, como funciona e quais tipos são melhores para seus instrumentos. Parar em frente ao balcão de loja de acessórios e tentar escolher o Breu ideal é quase sempre um dilema: Claro ou Escuro? O que significa "Copper" na caixa do Breu?? Vamos descobrir juntos, a partir de agora.

Para ajudar a decifrar o mistério, aqui estão algumas informações valiosas sobre esse pequeno e valioso acessório, muitas vezes escondido no compartimento de acessórios do seu instrumento.

O Breu é uma resina, originalmente denominado “colofão” ou “colofonia” (em inglês, Colophonium), coletada de um dos 110 tipos diferentes de pinheiros em toda a Europa, Ásia, América do Norte e Nova Zelândia. O nome “colofonia” remonta à antiga cidade de Colophon, na Lídia, que produziu um alto grau de resina originalmente usado para criar fumaça para procedimentos médicos e mágicos.

A resina é extraída diretamente de árvores vivas em um processo de extração - da mesma maneira que o xarope de bordo é coletado (o processo não prejudica a árvore). Primeiro, uma pequena área da casca externa da árvore é removida. Em seguida, a árvore é equipada com um canal de gotejamento e um contêiner de coleta. Finalmente, a árvore é cortada com sulcos em forma de V, com cerca de 1 cm de largura, logo acima do canal de gotejamento. Essas marcas induzem o fluxo de resina para dentro do contêiner (os cortes devem ser renovados a cada cinco dias ou mais para garantir o fluxo contínuo da resina da árvore).

Depois que a resina é coletada, às vezes ela é misturada a sucos de outras árvores (geralmente de Lariços ou Abetos) para criar uma fórmula especializada (os criadores de Breu são tão reservados quanto suas receitas individuais, como os Luthiers com seus vernizes). Esta fórmula é então purificada por aquecimento em grandes cubas até as resinas estarem completamente fundidas. Depois de cozida, a mistura é despejada em moldes. Depois que a mistura fica por cerca de 30 minutos, a resina é suavizada e polida. A resina é acondicionada em um pedaço de pano ou encaixada em um recipiente de vedação apertada.

A Cor da Resina é ditada pela época do ano em que é coletada. Se a resina for obtida no final do inverno ou no início da primavera, ela será Dourada ou de cor Âmbar, de consistência bastante rígida. À medida que as estações mudam para o verão e o outono, a cor da resina escurece, apresentando uma consistência mais amolecida. Sendo assim, temos 2 cores comuns, que são:

Escura: é mais macia e costuma ser pegajosa, ideal para climas mais frios. Por ser mais pegajosa, é bastante ideal para Cellos e Contrabaixos, pois a espessura da Corda, por ser mais Grossa, exige maior aderência. Claro, pode ser usada com Violinos e Violas, mas exigirá maior controle por parte do Violinista ou Violista, e produzirá um volume maior de pó.

Clara: é mais dura e não tão pegajosa, ideal para climas quentes. Por não ser tão pegajosa, é a mais ideal também para Violinos e Violas, principalmente para Espessuras de Corda Fina ou Média. Pode também ser utilizada por Cellistas e Contrabaixistas, para obterem um som mais aveludado ou mais brando, com menos Brilho.

Como aditivo, existem também receitas que acrescentam metais como ouro (Gold), prata (Silver), chumbo-prata (lead-silver) ou cobre (copper) na formulação do Breu. Estes materiais, segundo os fabricantes, aumentam a fricção estática da resina, criando diferentes qualidades tonais. Suas características são as que seguem:

Ouro (Gold): A resina de ouro produz um tom quente e claro, e é apropriada para todos os instrumentos. A adição de ouro à mistura de resina pode suavizar um instrumento de som mais escuro ou grave. Normalmente, os Solistas geralmente utilizam esse tipo de Breu, pela produção de um tom mais claro e definido.

Prata (Silver): A resina de Prata cria um tom brilhante e concentrado, e é especialmente boa para o desempenho em posições mais altas, principalmente em Instrumentos com som mais escuro ou de Brilho moderado. É mais adequado para o Violino ou Viola.

Chumbo-prata (lead-silver): A resina de chumbo-prata é bem adequada tanto para o violino quanto para a viola e é uma resina macia, mas não pegajosa. Aumenta o calor e a clareza, produzindo um tom agradável e muito confortável. É bastante indicado para instrumentos com som mais brilhante, ou para o uso com Cordas de Tensão mais elevada.

Cobre (copper): O cobre é o mais definido de todos os aditivos de resina. Essas resinas podem ajudar a tornar o jogo mais fácil para um iniciante (e dizem que são as melhores para instrumentos de tamanho 1/2 e 3/4, pois naturalmente produzem menos ressonância). O cobre cria um tom muito quente e quase aveludado.

Não importa qual Breu você escolha, use-o com moderação. Muitas pessoas usam muito Breu, prejudicando a sua crina e aumentando demais a porosidade do seu som, deixando-o com um “chiado”. Você não precisa aplicar a resina toda vez que toca, e caso esteja precisando passar com muita frequência, significa que seu arco provavelmente está precisando de uma renovação de Crinas.

Não deixe acumular Breu no seu instrumento, no seu arco e tampouco nas Cordas. Isso prejudica o Verniz, cria uma aparência desleixada, prejudica a vibração natural da corda, ou seja, não apoia em nenhum aspecto. Mantenha sempre um pano macio no estojo do instrumento e limpe bem as cordas, o instrumento e o bastão do arco, depois de cada vez que você tocar.

Acompanhe o Blog. Em breve, trataremos sobre os Tipos de Arco, falando sobre os Arcos de Fibra de Carbono, Madeira e outros materiais que já estão sendo lançados! Não perca!!

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2 Comentários

  1. Olá! Artigo muito interessante, obrigado por compartilhar esse conhecimento conosco! Cobre em inglês está escrito incorretamente. É copper, com dois P.

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