Nós não
queremos nos precipitar. Mas é possível que estejamos diante do acessório mais relevante
do nosso Instrumento. Cordas! É como somos conhecidos, não?! O naipe das
Cordas, Instrumento de Cordas, enfim! Então, vamos conhecê-las melhor?!
As Cordas do
nosso Instrumento possuem, em geral, 5 propriedades fundamentais. Da mesma
maneira que falamos sobre o tamanho dos instrumentos (http://cordasearcos.blogspot.com/2018/07/serie-escolha-do-instrumento-tamanhos-e.html),
não existe um padrão internacional rígido ou absoluto para praticamente nada do
nosso Instrumento, e os fabricantes vão, em geral, copiando entre si algumas
características, pelas necessidades que os músicos vão apresentando para essa
indústria.
Por essa razão,
as características das propriedades que vamos apresentar aqui podem mudar entre
os fabricantes. Contudo, ao conhecer essas propriedades, e saber como elas irão
te influenciar, você ao menos poderá melhorar o seu critério na hora de
escolher e comprar suas Cordas! Isso dito, apresentemos essas propriedades, que
são as seguintes:
Núcleo (Core): O Núcleo de uma Corda é
sua alma! Em geral, o som que ouvimos, terá relação absoluta com seu Núcleo.
Existem 3 tipos essenciais de Núcleo, cujos materiais poderão variar, e vamos
dar alguns exemplos para ficar mais claro:
Matéria-prima mais comum
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Características
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Natural
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Tripa de Ovinos (Cabras, Ovelhas)
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Som mais escuro e extremamente rico em Harmônicos,
com um lindo colorido sonoro. Dependendo do instrumento, pode apresentar uma
intensidade até maior do que Sintético ou Aço, mas tradicionalmente, a
intensidade é mediana.
Afinação inconstante, precisando de um período de
adaptação antes da execução, de pelo menos 2 a 4 horas.
Tempo de vida muito mais curto do que os outros Tipos.
Pode exigir ajuste no Cavalete, para deixa-lo um pouco mais alto, pela
natural baixa tensão.
É comumente usada nas Espessuras (Gauge) Média e
Grossa.
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Sintético
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Nylon Simples (Plain), Kevlar, Nylon multi-filamentado (Stranded ou Composite). Algumas indústrias vão denominar o Nylon
multi-filamentado como Advanced synthetic.
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Som levemente escuro, com maior propensão ao
brilho. Fácil controle de Intensidade, podendo apresentar um Forte intenso,
com excelente vibração, bem como fácil controle do Piano ou intensidades mais
brandas.
Foi criada para atender com as mesmas características
das Cordas Naturais, porém com maior durabilidade. Afinação muito estável,
com adaptação bastante rápida após a instalação, e com baixa variação a
temperaturas.
É comumente usada nas Espessuras (Gauge) Média e
Grossa, mas pode ser aplicada em Espessuras mais finas, com boa durabilidade.
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Aço
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Aço Sólido (solid
steel), Aço multi-filamentado (Stranded
steel)
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A principal característica dessa Corda é sua
rápida resposta sonora, porém, com som muito brilhante, sons pouco complexos
e com poucos harmônicos.
Pela fácil tocabilidade, é muito adequada para
Estudantes, no caso de Violinos e Violas. Para instrumentos como Cello e
Contrabaixo, é bastante utilizada também por Profissionais, principalmente no
caso das Cordas mais graves, tanto pela durabilidade quanto pela intensidade.
No caso de Cellos e Contrabaixos, é mais comum o uso do Aço Multi-filamentado
(Stranded), pois apresenta uma boa
resposta tonal e harmônica.
Pode ser utilizada com qualquer Espessura, com
Aço Sólido para Fina e Média, e Multi-filamentada para Espessura Média e
Grossa.
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Extensão (Size): A extensão é a
propriedade da corda que determina para qual tamanho de Instrumento ela será
adequada. Geralmente, a extensão é expressada pelo próprio tamanho dos
Instrumentos, então é uma das propriedades mais fáceis de serem verificadas nos
invólucros das Cordas.
Você pode usar uma corda maior em um
Instrumento menor?! Não é adequado, pois existe uma propriedade específica
da Corda denominada Extensão de Vibração,
que cada fabricante determina para sua corda, de acordo com sua extensão. Essa
Extensão de Vibração é a distância entre o cavalete e a pestana, e se não for
respeitada, você perderá a resposta Tonal e Harmônica que sua corda poderia
proporcionar, mesmo sendo um Instrumento com menores dimensões! Além disso,
você diminuirá o tempo de vida da Corda, para que ela afine com menor extensão,
o que aumentará a Tensão da Corda.
Tensão (Tension): A Tensão da Corda é a propriedade que determina quanto
uma Corda deverá estar esticada para alcançar a afinação esperada para ela. A
Tensão da Corda é uma propriedade extremamente relevante, pois ela determinará o
resultado sonoro diretamente, bem como a capacidade de execução do músico
(também conhecida como Tocabilidade).
Cordas que exigem muita Tensão, geralmente, são mais adequadas para músicas que
exigirão maior Intensidade e Golpes de Arcos mais enérgicos, enquanto Cordas
com Tensão Média ou Baixa são mais indicadas para Músicas com Intensidade
moderada ou baixa. Não há nenhum padrão absoluto em como as Tensões são
determinadas. Em geral, é possível encontrar as seguintes Tensões:
Português
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Opções mais comuns nos
invólucros
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Baixa
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Light
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Soft
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Low
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Média
|
Medium
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Moderate
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Alta
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High
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Strong
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Heavy
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A Tensão da
Corda, bem como sua Espessura, tem
total relação com seu Núcleo.
Portanto, caso o Fabricante não tenha colocado a Tensão ou Espessura claramente
no Invólucro, mas apresentou o Núcleo, é possível inferir sobre a Tensão.
A Tensão é
quase a responsável direta pela resposta sonora da Corda, baseado em
algumas premissas. As Cordas de Tensão alta terão maior resposta Sonora,
contudo, exigem uma digitação com maior
pressão, bem como maior controle da arcada, uma vez que quanto maior a
Tensão, menor a Vibração, e vice-versa.
Outro ponto
relevante das Cordas de maior Tensão, é sobre o Cavalete! Existe uma relação
matemática entre a Tensão da Corda e Ângulo da Corda no Cavalete que
determinarão quanto Peso a Corda estará fazendo no Cavalete! Logo, para usar
Cordas com Tensões mais elevadas, é importante utilizar o Cavalete adequado, um
pouco mais alto, para que o Cavalete suporte a pressão, não levando ao Tampo
mais peso do que deveria, prejudicando até mesmo seu Instrumento!
Ao contrário,
Cordas de menor Tensão poderão apresentar menor
(não pouca) intensidade Sonora, o que exigirá também equilíbrio em
relação ao Cavalete. Cordas de Tensões menores podem exigir um Cavalete um
pouco mais baixo, melhorando a relação de pressão das Cordas no Cavalete, para
evitar que o Som fique “abafado”!
Para finalizar,
uma relação que pode ajudar na decisão final: Estudantes ou Iniciantes, procurem por Tensão Baixa ou Média, enquanto
Músicos Avançados conseguirão usar,
com maior facilidade, Tensão Média e
Alta. Dificilmente uma Corda de
Tensão Baixa atenderá as necessidades do Músico Avançado ou Profissional.
Espessura (Gauge): Essa, talvez, seja a Propriedade menos apresentada por
quase todos os Fabricantes. Além disso, muitas vezes, é confundida essa
propriedade com a Tensão. A
espessura, ou calibre, é a “grossura” da Corda, para soar mais simples e fácil
de entender. É uma medida importante para ser verificada no momento de compra
da Corda, pois os micro-afinadores (ou “fixos”) do seu instrumento podem não
ser adequados para a Espessura da Corda, ou mesmo os furos do seu Estandarte.
A espessura da
Corda, combinado com a Tensão, age diretamente na Intensidade de Som que a
Corda irá produzir. As espessuras
são comumente apresentadas da seguinte maneira:
Português
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Opções mais comuns nos
invólucros
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Fina
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Thinner
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Weich
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Dolce
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Média
|
Medium
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||
Grossa
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Stark
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Forte
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Thicker
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A relação de
Espessura entre os Fabricantes não segue uma padronização, então, cabe ao
Músico experimentar as Cordas para poder investir naquela que melhor atenda
suas necessidades no dia-a-dia. Uma Corda boa será aquela que lhe ofereça uma
boa relação entre conforto e sonoridade, portanto, requer que o Músico escolha a Corda com cuidado.
Vamos comparar
aqui as características entre as espessuras das Cordas:
Intensidade
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Conforto
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Tempo de Vida
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Baixa
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Menor intensidade, com uma sonoridade mais brilhante,
eventualmente estridente. Alcança a afinação muito rapidamente, com menos
harmônicos
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Menor conforto na digitação, menos sensível a
Vibratos brandos
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Menor duração do tempo de vida, principalmente
com Núcleo Sintético
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Média
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Intensidade moderada, aumentando as condições do
músico para tocar entre piano e forte, com bom espectro de
intensidades. Boa proporção de harmônicos, com boa vibração.
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Agradável tocabilidade, com boa digitação e boa
resposta a Vibratos brandos e rápidos
|
Duração razoável, para qualquer tipo de Núcleo.
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Grossa
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Forte intensidade, com maior dificuldade para
execução em Piano ou intensidade mais brandas. Apresenta uma sonoridade mais “escura”,
menos brilhante. Mais complexa para afinação, pelo necessário aumento de
tensão, rico em harmônicos.
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Dependendo do músico, pode ser extremamente
confortável, porém, para músicos iniciantes, principalmente crianças, pode
apresenta muita complexidade, pois a espessura mais grossa exige uma
digitação firme e uma arcada mais vigorosa.
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Maior durabilidade, com Núcleos sintéticos ou
Aço, sólido ou multifilamentado.
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Cobertura: As Cordas são recobertas, em
geral, por 3 tipos de metal: Alumínio, Prata e Ouro. Alguns fabricantes ainda
oferecem as Cordas de Tripa sem nenhum revestimento, mas é bastante raro, e
geralmente bastante caro. A Corda Mi do Violino, em geral, não tem cobertura, pela espessura. Em algumas indústrias, é possível que ela tenha o núcleo de Aço com cobertura em Prata.
Os diferentes revestimentos possuem características específicas, as quais podemos destacar as seguintes:
Os diferentes revestimentos possuem características específicas, as quais podemos destacar as seguintes:
Características
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Alumínio
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Afinação mais complexa pela leveza do material.
Apresentará som mais escuro, bem como seu acabamento é mais grosso do que os
outros. Pode sofrer maior desgaste pelo suor.
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Prata
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Afinação mais simples, por ser um material mais
pesado, e apoiar na tensão da Corda. Apresenta um som com maior Brilho do que
Alumínio. Pode apresentar alguma oxidação, mas é possível a limpeza.
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Ouro
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Afinação simples e de grande projeção sonora. Porém,
por ser muito caro, impossibilita um uso mais constante por parte da
Indústria.
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As Cordas devem
ser resultado de uma escolha específica de cada músico para seu Instrumento. Porém,
os fatores reais de sonoridade são extremamente amplos, e requerem sempre uma
análise mais profunda, que vai muito além da Corda que você está utilizando.
Porém, a escolha adequada da Corda é fundamental.
Evite comprar Cordas perguntando para seu
Professor ou para seus Amigos que Cordas eles gostaram ou indicam. Essa
escolha deve ser pessoal, e seu Instrumento acabará escolhendo a Corda muito
mais diretamente do que você. Sem ser exatamente um trocadilho, “ouça seu instrumento”, e busque a
Corda que melhor se adeque a ele.
Referências:
Acompanhe o
Blog. Na sequência, trataremos sobre os Breus adequados para cada tipo de Crina
e Corda, bem como abordaremos em breve os Tipos de Arco!
Esperamos você
no nosso próximo artigo, acompanhe-nos nas nossas mídias, compartilhem e
comentem à vontade! Até o próximo Post!!
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